Hoje é dia do Idoso
Com o
aumento da expectativa de vida dos brasileiros torna-se necessária uma
atenção especial para alimentação dos idosos. Os idosos possuem algumas
dificuldades provenientes do envelhecimento como perda da visão,
diminuição do olfato e paladar, uso de próteses dentárias, dificuldades
essas que afetam diretamente a alimentação do idoso.
Melhore a aparência dos alimentos servidos, procure prepara-los com atenção e carinho.
Faça pelo menos 3 refeições(Café da manhã, almoço e jantar)e dois lanches saudáveis. Não pule as refeições. Quando se pula uma refeição, a tendência é estar com muita fome e comer demasiadamente na próxima.
Inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais(arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como a batata, raízes como a macaxeira, nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural. Os cereais possuem fibras que aumentarão a saciedade e ajudarão a manter o corpo saudável.
Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 ou mais porções de frutas nas sobremesas e lanches. Os vegetais são fontes de vitaminas e minerais que melhoram a imunidade e previnem doenças.
Coma feijão com arroz todos os dias, ou pelo menos, 5 vezes na semana. Essa dupla possui muitas proteínas e vitaminas, e não devem ser esquecidos pelos idosos. Enriqueça o feijão com verduras para torna-lo ainda mais nutritivo.
Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados, e 1 porção de carne, aves, peixes ou ovos. Retire a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação, o que torna esses alimentos mais saudáveis. Pode-se tomar no lugar do leite de vaca, o leite de soja que possui muitos nutrientes e menos gordura.
Dê preferencia aos alimentos menos gordurosos, e consuma azeite extra virgem que traz inúmeros benefícios, como por exemplo, a diminuição do colesterol ruim.
Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas. Como regra da alimentação. Coma-os no máximo, 2 vezes por semana. Esses alimentos são muito calóricos e pouco nutritivos, trazendo assim prejuízos a saúde como aumento da glicemia e colesterol.
Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. O sal aumenta a pressão sanguínea quando ingerido em grande quantidade, por isso quem é hipertenso deve evitar o uso do sal. Procure utilizar ervas para realçar o sabor dos alimentos.
Beba pelo menos 2 litros( 6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições. O corpo precisa de água para realizar todas as suas funções! Então sempre incentive o idoso a beber água, para ter mais salivação e melhorar a mastigação, e também para evitar a prisão de ventre.
Torne sua vida saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. A atividade física é uma ótima forma de se manter saudável e também para ter contato com outros idosos! Muitos centros de convivência promovem atividades específicas para grupos de idosos.
0 comentários:
Postar um comentário